Receita de café com leite

Experimente esta deliciosa e típica receita de café com leite, ideal para acompanhar com deliciosos biscoitos. Convide seus amigos para tomar café e se divertir.

Receita de café com leite

Café com leite: O melhor receita de café com leite

Ingredientes para um café com leite:


  1. 10 colheres de chá de café solúvel ou a gosto
  2. 4 xícaras de água
  3. 4 xícaras de leite
  4. açúcares a gosto


Preparação de café com leite:


  1. Aqueça a água e o leite em panelas separadas.
  2. Sirva 3/4 xícaras de água e 2 colheres de chá de café.
  3. Sirva 1/4 de leite e açúcar a gosto.

Café com leite instantâneo



O café instantâneo existe desde pelo menos 1890 e tem sido uma grande indústria há mais de um século. No entanto, a maioria dos consumidores prefere por conveniência e não gosto. Aprenda a deixar para trás a "água com sabor de café", mas esteja preparado para experimentar.

Ingredientes para um café com leite instantâneo:

  • água (idealmente filtrada ou engarrafada, dependendo do suprimento local de água)
  • café instantâneo
  • leite ou creme (opcional)
  • Açúcar (opcional)
  • aromas, como cacau em pó, baunilha ou canela (opcional)
  • creme não lácteo aromatizado (opcional)
  • xarope aromatizado (opcional)
  • extrato de baunilha (opcional)

1- Compre café instantâneo de qualidade. Praticamente nenhuma marca de café instantâneo pode competir com o solo, mas algumas são bastante aceitáveis. Procure o rótulo da embalagem para dizer "liofilizado", que tende a produzir um sabor de café mais autêntico do que "secagem por atomização". Se o rótulo não especificar, verifique a consistência: é mais provável que os grânulos sejam liofilizados do que o pó, embora não seja uma garantia. Finalmente, as marcas mais caras tendem a ser mais ricas.

Café expresso em pó instantâneo é um produto diferente, porque é feito para assar em vez de beber.

2- Aqueça uma chaleira com água. Não use água que tenha se depositado na chaleira, pois ela pode adquirir sabores ou um sabor raro fervendo repetidamente. Se você mora em uma área com água dura ou água da torneira com gosto ruim, primeiro passe-a por um filtro de água.

Se você não tiver uma chaleira, aqueça um copo de água no microondas antes de adicionar café. A água de micro-ondas pode "explodir" se for aquecida excessivamente. Para evitar isso, coloque um palito de sorvete de madeira ou 1 colher de chá de açúcar no copo.

3- Coloque o café instantâneo em um copo. Siga as instruções da embalagem na primeira vez que você experimentar uma marca. Se for muito forte ou muito diluído para o seu gosto, você pode ajustar a proporção de café e água mais tarde. Mas acima de tudo, use a mesma colher e a mesma xícara toda vez que fizer café. Se você mudar para um tamanho diferente a cada vez, não conseguirá encontrar uma proporção que goste.

Se não houver recomendação sobre a embalagem, experimente 1 colher de chá levemente cheia (5 ml) por 240 ml (8 oz).

4- Incorpore um pouco de água fria (opcional). Adicione água fria suficiente para umedecer todo o café, mexendo até obter uma pasta. Esta preparação confere ao café um sabor mais suave, embora nem sempre tenha um efeito importante.

Receita de café com leite-1


5- Deite a água quente. O café instantâneo já foi extraído em água antes de secá-lo, então o sabor já está fixado. Isto significa que a temperatura da água aqui é muito menos importante do que para o café normal. Aqueles que bebem café instantâneo discordam sobre se a água fervente pode afetar o sabor. Se isso o incomodar, primeiro deixe a chaleira esfriar por alguns minutos.

6- Adicione o açúcar e o leite (opcional). Mesmo se você preferir café preto, a maioria das misturas instantâneas pode se beneficiar de um sabor adicional. Adicione a quantidade desejada, certificando-se de que o açúcar se dissolva completamente. Se o seu café instantâneo tem um gosto ruim, o creme irá escondê-lo melhor que o leite.

7- Experimente e corrija o sabor. A maneira mais eficaz de melhorar sua xícara de café é continuar experimentando e acompanhando o que você tentou. Experimente 1 colher de chá extra (5 ml) de café da próxima vez se a infusão sair muito líquida; adicione outra pitada de açúcar se seu sabor for muito amargo. O café instantâneo nunca será gourmet, mas suas escolhas podem torná-lo agradável.

Use a mesma colher e a mesma xícara toda vez que fizer café, de modo que você tenha um ponto de referência para a proporção de água e café.

8- Guarde o café instantâneo restante em um recipiente hermético. A umidade estragará seu sabor. Evite vedando bem o recipiente.