Café com leite: como fazer, beneficios e história

Café com leite: como fazer, beneficios e história

Café com leite é uma das bebidas mais comuns que incluem café. Aqui você vai aprender sobre sua história e seus derivados

História de café com leite

Basicamente consiste em dois ingredientes: café (como uma infusão) e leite, com uma proporção que varia de acordo com os costumes locais, mas arredonda a mistura em partes iguais. Geralmente, o termo café com leite também implica o tamanho da xícara que é usada, que geralmente é grande, entre 200 e 250 ml (essa xícara em alguns países também é chamada de café da manhã). Uma mistura de café e leite em um recipiente de tamanho ligeiramente menor é chamada de corte (embora, além do tamanho, também modifique a proporção de constituintes).

A preparação de café com leite não se limita ao uso de um único tipo de café, embora tanto o expresso quanto o café filtrado sejam os mais tradicionais. Desde a invenção do café solúvel é muito comum que seja usado como substituição.

A maioria das pessoas prefere beber esta bebida quente, mas há aqueles que gostam de beber frio. Geralmente é parte do café da manhã em muitos países, especialmente na América Latina.


Como fazer café com leite: A melhor maneira de fazer um café clássico com leite

Em sua forma tradicional, o café moído foi vertido em água até que fervesse, então o resultado foi filtrado para obter o produto final sem impurezas, ao qual o leite era então adicionado. Atualmente, o mais comum é preparar o café com uma máquina de café e depois servir em um copo e misturá-lo com leite ao gosto do consumidor, finalmente ele é adoçado com açúcar.

Para regimes alimentares, o leite desnatado ou desnatado e alguns adoçantes (sacarina, aspartame ou sucralose) são geralmente usados ​​em vez de açúcar. Da mesma forma, o café pode ser do tipo descafeinado.

5 passos para fazer o melhor café com leite

Café com leite: como fazer, beneficios e história-1


1- Escolha os grãos de café corretos: Você deve obter grãos de sabor intenso para preparar o melhor café com leite. Cafés frutados, como muitos da América Central, muitas vezes perdem um pouco de sabor quando misturados com leite, enquanto que grãos torrados leves ou macios não são fortes o suficiente para fornecer o sabor que você precisa . Procure por Sumatra, Java ou feijão brasileiro ou feijão torrado com um sabor intenso.

Você também pode usar grãos de café expresso, embora tenha que prepará-los como se fossem grãos de café tradicionais.

2- Prepare uma xícara de café extra forte: Para evitar que o sabor do café se torne menos intenso, algo que pode acontecer ao adicionar leite, você deve preparar uma xícara de café bem concentrada desde o início. Embora alguns sugiram usar café expresso, fazer uma xícara desse café expresso é tecnicamente um café latte, não um café com leche.

Se você usar uma cafeteira, deve usar duas vezes mais grãos moídos ou metade da quantidade de água para tornar o sabor do café mais forte.

Se você usar uma prensa francesa, certifique-se de adicionar 2 ou 3 colheres de sopa de feijão e deixe-o descansar na água quente por pelo menos 4 minutos.

3- Aqueça um copo de leite: Escaldar é apenas um termo culinário que significa aquecimento. Você deve tentar impedir o leite de formar espuma, você só tem que aquecê-lo. Coloque-o em uma panela e aqueça em fogo baixo, até que esteja prestes a borbulhar e fique quente ao toque. Você não deve deixar borbulhar. Você também pode usar a varinha de vapor que vem com as cafeteiras para aquecer o leite sem queimá-lo.

Use leite integral para fazer um café com leite autêntico e delicioso.

Embora um café tradicional com leite não tenha espuma, todas as bebidas com leite devem ser levemente espumadas, já que as bolhas de ar melhoram o sabor. Coloque um batedor no leite por 10 a 15 segundos antes de removê-lo do fogo para obter o melhor sabor.

4- Deite leite quente e café ao mesmo tempo no copo: Você deve colocar partes iguais de leite e café e evitar misturá-las o máximo possível, para reduzir a formação de espuma. Para facilitar, você pode transferir o leite quente para um copo de medição resistente ao calor antes de despejá-lo.

Embora as proporções não precisem ser exatas, um café com leite deve ter partes iguais de ambos os ingredientes. Adicione um pouco mais ou um pouco menos de leite para que o sabor fique mais fraco ou mais intenso.

Se tiver dificuldade em verter ambos os ingredientes de uma só vez, deite primeiro o leite e o café mais tarde.

5- Sirva café com leite imediatamente: Se você quiser ir para o lado francês, você deve servir o café em uma xícara pequena, assim como é feito naquele país. Para um toque italiano, sirva em um copo alto com uma alça (embora a maioria dos italianos use café expresso em vez de café).

Não hesite em adicionar açúcar a gosto, uma vez que a maioria dos franceses adiciona 1 a 2 saquetas.

Beneficios do cafe com leite

Café com leite: como fazer, beneficios e história-2


Na realidade, o café com leite não traz benefícios. Pode ser prejudicial à sua saúde, se você consome em grande quantidade, como todo excesso, é ruim.

O líquido branco não causa problemas de saúde, desde que consideremos quanto leite consumiremos ao longo do dia e quantos cafés com leite e corte levaremos.

Café, fonte benéfica de polifenóis que agem como antioxidantes, adquire, adicionando leite integral, outro significado nutricional, pois eles entram em jogo saturada, para sim há uma ingestão diária recomendada (10% da energia dieta, de acordo com a OMS).

Nutricionistas não desencorajam leite integral em pessoas saudáveis, mas suas versões desnatado e semi-desnatado tem menos calorias "e são adequados para pessoas com obesidade, doenças cardiovasculares e fatores de risco associados", lembra nutricionista Giuseppe Russolillo, presidente da Fundação Dietistas-Nutricionistas Espanholas (FEDN).

Também aconselhados a usar o leite semi-desnatado na mancha de café "exceto para indivíduos com intolerância à lactose, você deve optar por bebidas vegetais".