Diferentes tipos de café com leite

Neste artigo vamos diferenciar e reconhecer os diferentes tipos de café com leite que existem.

Diferentes tipos de café com leite

Entenda quais são os diferentes tipos de café com leite. Porque o termo "café com leite" é muito impreciso, existem muitas variações em todo o mundo. A diferença mais comum é entre as versões européia e americana. Enquanto os europeus sempre aquecem seu leite em uma cafeteira, os americanos o escaldam em uma panela.

  • O latte é feito com 2 a 3 doses de expresso e leite morno, sem café preparado.


  • O cappuccino é semelhante ao latte, exceto que a maior parte do leite é espumada, não apenas aquecida.


  • O macchiato é composto de tiros de café expresso com uma colher de leite espumado por cima.


Adicione um pouco de espuma de leite por cima para fazer uma boa xícara de café. Embora o café com leite deva ter pouca espuma, muitas vezes é colocada uma camada fina para fazer com que a xícara pareça boa e dar um pequeno toque de espuma doce ao café. Se você tiver um pouco de leite, bata com 1 a 2 colheres de sopa de açúcar até que comece a formar espuma e despeje sobre a xícara de café.

Adicione uma pitada de chocolate. Adicione 1/4 colher de chá de açúcar e 1/2 colher de chá de cacau em pó sem açúcar (por xícara de café) para o leite antes de bater. O resultado será um híbrido entre café com leite e café mocha que é perfeito para tomar antes de dormir ou com o almoço.

Substitua o cacau por uma colher de chá de extrato de baunilha, ou uma vagem inteira de baunilha, para obter um sabor diferente. Retire as sementes da vagem de baunilha e adicione-as ao leite, depois aqueça-as com o leite e o açúcar durante 5 a 10 minutos em fogo baixo.

Use partes iguais de chicória e café para preparar um café com leite no estilo de Nova Orleans. Esta versão crioula do clássico francês, que ficou famosa no Café au Monde, na Louisiana, é a única que vai servir você nesta cidade. Você pode comprar chicórias prontas ou misturas de café ou adicionar chicória a gosto.

Sempre que possível, você deve servir com doces rosquinhas para compensar a amargura da chicória.

Arrefecer o café e leite, em seguida, misture tudo no liquidificador com um punhado de gelo para fazer um café com leite gelado. Tecnicamente, porque o leite não é aquecido, isso não seria um café com leite. No entanto, esta bebida gelada permite-lhe desfrutar do sabor do café com leite num dia quente. Adicione o açúcar a gosto.